NosOsTres

quinta-feira, abril 20, 2006

Bem, vou hoje dar azo a uma das coisas mais espectaculares e super-hiper-úteis que o jornal 24 Horas possibilita....

O famoso "Ensopado de Borrego"
Ingredientes:
  • 2 kg de borrego, farinha, 75 g de banha, 75 g de margarina, 500 g de cebolas, 5 dentes de alho, 1 folha de louro, 1 colher de sopa de pimenta em grão, 1 colher de sopa de colorau, piripiri, 5 dl de água, 1 kg de pão caseiro tipo alentejano e sal.
Modo de Preparação:

  • Corte o borrego em pedaços regulares e não demasiado grandes. Passe-os pela farinha, sacudindo bem o excesso. Leve a carne a alourar num tacho de barro com a banha. Retire a carne depois de dourada de todos os lados e deite no tacho a margarina Vaqueiro, as cebolas e os alhos, descascados e cortados em rodelas, o louro e a pimenta em grão. Deixe refogar e volte a introduzir o borrego. Polvilhe com o colorau e tempere com uma pitada de piripiri. Regue com a água quente, rectifique os temperos, tape e deixe cozinhar até a carne estar tenra. Se for necessário junte um pouco mais de água. Corte o pão em fatias finas e coloque-o numa terrina ou num prato fundo. Deite o caldo do ensopado sobre o pão e coloque a carne por cima.

E FOI ASSIM.. T.D. (NOT)

domingo, abril 16, 2006


Pois aqui estamos.. hoje é dia de Páscoa.. que é um dia muito giro. Contudo, este dia, tem sempre uns "senãos", ora primeiro, hoje - Dia de Páscoa - é também hoje - Domingo. Segundo, a Páscoa é algo diferente, não falando do aspecto religioso, mas é um momento muito especial na vida das pessoas, porque todos são muito amigos mas ninguém dá prendas a ninguem, ou pelo menos não é obrigado a isso. A Páscoa é diferente do Natal, o Natal é prendas e Toys"R"us (ou em português, Toizarasssss), Noddys e tretas demais. Não se limita a ser aquela velha troca de prendas indolentes entre conhecidos mas também é a responsabilidade para com essa "troca". A Páscoa não, a Páscoa é fixe, é "nice", e estes dois "adjectivos" que utilizei são também muito giros e, assim como a Páscoa, muito incompreendidos.
Mas eu até gosto de amêndoas porque fazem bem, mas as de chocolate podem fazer mal, em excesso. Ás vezes também como de chocolate, mas as amêndoas em geral são boas... já ouvi dizer que na Suíça são piores do que em Portugal.. acho que em Portugal são mais riginhas.. foi o que ouvi dizer.. bem, mais não digo, e acho que a minha colega também não, ficamos por aqui então,... Boa Páscoa e é assim, mais um anito passou....

NOT, temos dito!!!

quinta-feira, abril 06, 2006


Bem, com que então, cá estamos… hoje, o tema que vos trago é a Natureza. A nossa querida Natureza. Claro que, como utilizei o adjectivo querida, é natural que diga bem desta coisa, deste ciclo que muda e que comporta muitos bichinhos, ervinhas e piparicos. Não se resigna a ser “senhoria” dos bichinhos e das ervas daninhas, mas açambarca todo um conjunto de transformações climáticas, de leis, de costumes muito característicos e muito presentes em cada um de nós.
Agradeço a todos por nos verem e ouvirem… Até mais!!
Temos dito!!!

Como dizia um menino muito pequenino:
“A natureza é bela
E bonita de se ver
E o segredo para a conservar
É sabê-la amar e nela viver
Se nada de mal fizermos
À natureza tão bela
Vivemos e viveremos
No chão que é dela!
O mundo é de todos
Não é para se estragar
Não sejas mau para ela
Porque se não poluis o ar“
A Natureza é tão bela, que se pode brincar tão bem! A Natureza para mim é uma brincadeira. Não é para estragar é para ver e também para brincar. Serve para os pescadores pescarem, para as aves voarem, para todos viverem. Não podemos sujar a água dos rios ou a água das praias. A Natureza é boa para todas as pessoas. As borboletas, os pássaros, as águias, os carros, os mochos, as abelhas, as moscas e outros animais, gostam todos de ter os sol a brilhar. As abelhas gostam muito dele porque há flores e podem lá ir tirar o pólen. Os outros animais também gostam porque estão livres. Não podemos queimar as árvores porque faz mal à natureza.